8

LABIRINTITE CANSAÇOS ❀

CHÁS PARA VARIAS DOENÇAS

ALECRIM (Rosmarinus officinalis L) -cardiotônico, estimulante, anti-reumático, resolve rapidamente dores de estômago e asias, restitui a energia dos cansados e estressados por muito esforço mental. Também é bom para tosses, bronquites, e problemas respiratórios.


ALECRIM DO CAMPO (Baccharis dracunculifolia) - Debilidade orgânica,cansaço físico, falta de apetite, problemas gástricos. través da coleta de resina pelas abelhas nesta planta é que elas produzem a propolis verde.


ARNICA DO MATO / Arnica-brasileira (Solidago chilensis) - contusões, escoriações, dores musculares, doença no estômago, fraqueza nas articulações, edemas e reumatismo. 


AVELÓS -(Euphorbia tirucalli) -Antiasmática, anticarcinogênica, antiespasmódica, antibiótica, antibacteriana, antivirótica, fungicida e expectorante. Tumores cancerosos e pré-cancerosos.
OBS- TÓXICO deve ser usado segundo orientações.




Receitas de remédios caseiros para tratamento da labirintite




O que é a labirintite?

Labirintite é um desarranjo do equilíbrio seguido de uma infecção no trato respiratório superior. É um processo inflamatório que atinge os labirintos. Popularmente, problemas de audição são associados à doença. Em sentido mais extenso, a labirintite pode causar tontura, vertigem, zumbido, desequilíbrio e mal estar.
Dicas e tratamentos contra labirintite:
  • Evite ficar mais do que três horas, durante o dia, sem ingerir algum alimento;
  • Evite o uso de açúcar refinado, mascavo, cristal ou mel;
  • Use adoçantes e dietéticos, se necessários;
  • Aumente a ingestão de água. Beba de quatro a seis copos de água por dia;
  • Evite chá-mate e café;
  • Evite sucos de frutas industrializados;
  • Evite o excesso de corantes e conservantes;
  • Legumes e verduras devem constituir a maior parte da sua alimentação;
  • Evite bebida alcoólica;
  • Evite o repouso excessivo;
  • Caminhe pelo menos trinta minutos por dia;
  • Evite travesseiros altos.
Exercícios capazes de curar labirintite:
- Fazer massagens com óleo de menta. Você, antes da massagem, vai envolvendo a nuca, a região frontal, ombros e articulações com toalha embebida na água bem quente só depois massageia com o óleo.
- Tente não ficar muito preocupada (o),  porque há casos em que a preocupação e situações de tensão ocasionam as crises.

Receitas de remédios caseiros contra labinritite

Chá de Ginkgo Biloba
O ginkgo biloba contém glicosídeos flavonoides, entre outras substâncias que possuem ação vasodilatadora. É eficaz contra a labirintite.
Modo de usar: Chá por infusão – 30g em meio litro de água. Tomar 3 xícaras ao dia. Cápsulas – depende da concentração.
Vinagre de Maçã
Colocar em uma vasilha de plástico ou louça:
  • 1 kg de maçã picada com casca
  • 5 litros de água
  • 2 xícaras de açúcar
Tampar com um pano.
Quando acabar de fermentar, o que leva de 15 a 20 dias, passado este tempo o vinagre está pronto. Coar e colocar em vidros limpos e esterilizados - não fechar demais, para não estourar.
Como tomar: 1 colher de sopa de vinagre de maçã, misturado com uma colher de chá de mel.
Tomar 3 vezes ao dia. Em casos graves, de 6 a 8 vezes ao dia.



 MAIS ARTIGOS SOBRE ESTA DOENÇA:
Chá para tonturas - Labirintite
1 colher (cha) de erva-doce
1 colher (chá) de alecrim
3 cravos da índia, sem cabeça
1 xícara de (chá) de água fervente.
Deixe amornar, coar e tomar...



Receita para revigorar o cérebro e a memória
1 colher de anis
1 colher de alecrim
1 colher de sálvia
2 copos de água fervendo



A labirintite é uma doença que afeta o labirinto, uma região no nosso corpo que se localiza dentro do ouvido, pois nosso ouvido não serve somente para as funções de audição, o mesmo também ajuda a manter o equilíbrio do nosso organismo. Trata-se de um órgão pequeno, mas que pode entrar em colapso por diversos motivos e na maioria dos casos, a labirintite normalmente está relacionada com diabetes, disfunções hormonais, tumores ou problemas cardiovasculares.
A labirintite tem sintomas como zumbido, vertigem, náuseas e principalmente a tontura que é uma sensação muito comum para quem realmente sofre de labirintite.
As causas para a labirintite podem ser várias, como por exemplo, o excesso de açúcar no sangue, estresse e até mesmo disfunções hormonais. Mas, felizmente, se trata de uma doença que é possível controlar, pois basta fazer o tratamento adequado e tomar todos os medicamentos de maneira correta.
Para diminuir as crises de labirintite é indicado também evitar a ingestão de álcool,alimentos que 
contenham cafeína e abandonar o uso do cigarro.

 Já para ajudar a aliviar as crises é indicado repousar e beber bastante água, mas sem exageros, caminhar meia hora por dia, evitar a ingestão de sucos industrializados, além disso, não é indicado ficar muito tempo em jejum e muito menos fazer dietas radicais, por isso, o ideal é comer a cada três horas;

Se caso sentir a sensação tontura ou zonzeira, vá imediatamente para um lugar bastante ventilado e fique o tempo todo sentado até que a sensação passe, mantenha os olhos abertos e olhe sempre para um ponto fixo na parede. É importante ressaltar que a labirintite não causa desmaios e assim que se recuperar procure um médico;
Caso precise prestar socorro para alguém que sofre de labirintite o mais indicado é colocar a pessoa sentada e em hipótese alguma dar qualquer tipo de medicamento ou colocar sal debaixo da língua da pessoa e não ofereça nenhum tipo de bebida que contenha álcool e cafeína, como por exemplo, café ou refrigerante, dê sempre água.

É importante lembrar que nem toda tontura é originada pelo distúrbio no labirinto, às vezes o problema pode estar relacionado com o cérebro, mas na maioria das vezes o problema está no ouvido. Por isso, depois de diagnosticada a doença deve ser tratada com medicamentos que são tomados via oral ou com exercícios que podem ser feitos em casa para reposicionar o labirinto.
Sem receber o tratamento adequado a labirintite pode piorar e a pessoa corre o risco de ficar incapacitada, pois a doença pode ir evoluindo e chegar a um quadro mais grave, nesses casos a cirurgia é necessária.
A labirintite quando não tratada pode trazer pequenas consequências para as pessoas, mas no caso das crianças, a doença pode causar um mau rendimento escolar e nos idosos quedas e o risco de quebrar os ossos.




  • Coma e beba a intervalos regulares com moderação e evite estimulante como café forte;
  • Faça exercícios leves regulamente principalmente os de relaxamento e durma bastante;
  • Arranje tempo para relaxar e se entregar a passatempos agradáveis.
  • Nunca tome bebidas ou outras drogas. O habito de tomar “uma bebidinha para acalmar os nervos” pode
    ...Conduzir ao alcoolismo, o que só aumenta o estresse .


Dicas de receitas caseiras de tratamentos naturais para acalmar os nervos:
1- Água de melissa : 1 colher de cravo da Índia. 2 colheres de melissa fresca ou seca. 1 limão em casca ( ralado ) . 2 noz-moscada raladas. 3 pedaços de canela em pau. 1 colher de semente de endro. Colocar em meio litro de água. Fogo brando até ferver e desligar o fogo. Deixar esfriar e colocar meio litro de álcool de cereais. Num vidro escuro deixar ao sol durante 1 mês. Mexer diariamente. Coar. Tomar 1 colher diluída numa xícara de água, após as refeições e antes de deitar.
2- punhados ( 60 gr ) de casca de salso chorão. 1 litro de vinho tinto de boa qualidade. Deixar em repouso 12 dias. Tomar 2 a 3 vezes ao dia.
3- copo grande de vinho branco tipo vermouth; 2 colheres de chá de açúcar mascavo; 4 cravos da Índia; um pouco de canela em pó; 1/4 de casca de limão. Deixar 3 horas em repouso e tomar em duas vezes.
4- Outra receita é ferver 0,3 litro de água e depois misturar 75 g de folhas e flores secas de melissa, 20 g de camomila, 15 g de folhas de hortelã. Coar quando estiver morno e beber de duas a três colheres ao dia. Em seguida, descansar por cerca de quinze minutos.
5- Misturar algumas folhas de sálvia e de alecrim com um pouco de mel; acrescentar um litro de vinho tinto. Aquecer a mistura por 20 minutos em banho-maria e coar. Depois de esfriar, tomar um cálice pequeno antes das refeições.
6- Chá de melissa ou chá de folhas de macieira são dois excelentes calmantes.
7- Para conter o stress tome todos os dias, antes de se deitar, uma colher de mel de abelhas.